Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperactividade (TDAH).


Segundo pesquisas atuais, os dois tipos de hiperatividade mais aceitos são o transtorno por déficit atencional com hiperatividade( TDA+H) e o transtorno por déficit atencional sem hiperatividade(TDA-H). O TDA+H relaciona-se a uma maior agressividade, maior baixa autoestima e pior rendimento em tarefas cognitvas e motoras mais deficitárias. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade relaciona-se a uma maior ansiedade, preguiça e lentidão nas ações.
A ocorrência do transtorno é maior entre os meninos, com proporções que vão de 2 por 1 até 9 por 1. A Associação Americana de Psiquiatria considera que entre 3 e 7% das crianças em idade escolar apresentam o transtorno, e que cerca de 60 % a 70% das pessoas que tiveram TDAH na infância mantêm o transtorno na vida adulta, interferindo na vida acadêmica, profissional, afetiva e social, de acordo com o DSM-IV (APA, 1994).
As mulheres costumam demonstrar o tipo predominantemente desatento com mais freqüência que os homens
O status socioeconômico também influencia na prevalência do transtorno, onde a carência se apresenta de forma acentuada e limita melhores condições de educação; nesses casos, a presença de hiperatividade pode ser quase o dobro que entre níveis sócio- econômicos mais elevados.
Os fatores de maior predisposição são antecedentes familiares do transtorno, consumo de álcool e tabaco, possíveis problemas na gravidez, exposição a alguns componentes,mães que enfrentam sozinhas a educação de seus filhos, má saúde ou atraso no desenvolvimento da criança, estilo educativo muito crítico e diretivo da mãe na primeira infância.
Segundo Sulivan (1985), na idade pré-escolar a falta de atenção e hiperatividade não são indicativas de hiperatividade, analisando-as isoladamente. Muitas dessas crianças apresentam tais comportamentos, porém são passageiros, em contraposição com a idade escolar,quando o transtorno incide com maior gravidade, coincidindo com as normas, a s regras sociais as quais a criança começa a fazer parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário